quarta-feira, 4 de março de 2009

Reflexão

Saiba jogar com o desprezo. É a vingança mais política que existe. Pois há muita gente de cuja existência nem saberiamos se os seus distintos adversários as tivessem ignorado. A melhor vingança é o esquecimento, pois é o sepultamento do desprezível na poeira da sua propria insignificância. (Baltasar Gracián, 1601 - 1658).
Por outro lado, é preciso ter cuidado e delicadeza ao se jogar com o desprezo. Os pequenos problemas, na sua maior parte, se resolvem sozinhos se você nao lhes der muita importância; mas alguns crescem e inflamam se você não cuidar deles.
A exemplo disso, os grandes princípes do renascimento italiano preferiam ignorar César Bórgia no início da sua carreira de jovem general do exército do seu pai, o papa Alexandre VI. Quando abriram os olhos, ja era tarde, o filhote tinha se transformado num leão, abocanhando a Itália.
A minúscula ferida é pequena mas dói e irrita. Você tenta todos os tipos de remédio, você se quiexa, coça e tira a casca. Os médicos só a tornam pior, transformando a feridinha num assunto gravíssimo. Seria melhor se apenas você a tivesse deixado em paz, esperando que ela sarasse com o tempo sem se preocupar tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário