quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

MOMENTOS DE REFLEXÃO


O PREÇO DA INVEJA


Uma pobre mulher vendia queijos no mercado quando um gato se aproximou e roubou um. O cão viu o larápio e tentou tirar o queijo dele. O gato enfrentou o cão. E os dois se atracaram. O cão latia e mordia; o gato chiava e arranhava, mas não chegava a nenhuma decisão. "Vamos pedir à rapoza para servir de juiz", o gato finalmente sugeriu. " De acordo", disse o cão. E lá foram os dois procurar a rapoza, que ouviu seus argumentos com ar pensativo. "Animais tolos", ela ralhou, "Para que tudo isso? Se quiserem eu divido o queijo pela metade e os dois ficam satisfeitos." "De acordo", disseram o gato e o cão.

Assim a rapoza pegou a sua faca e cortou o queijo em dois, mas, em vez de cortar no sentido de comprimento, cortou-o na largura. "A minha metade é menor!", protestou o cão. a rapoza avaliou ponderada o pedaço do cão, através da lente dos seus óculos. "Tem razão, é isso mesmo!", concluiu. E deu uma mordida na parte do gao. "Assim ficam iguais!" disse ela. Quando o gato viu o que a rapoza tinah feito começou a miar: "Olha só! A minha parte agora ficou menor!"

A raposa colocou de novo os óculos e avaliou a parte do gato. "Tem razão!", disse a rapoza. "Espere só um momento, que eu conserto isso." E deu uma mordida no queijo do cão. E assim continuou, a rapoza mordendo ora a parte do cão ora a parte do gota, até que finalmente comeu o queijo inteiro bem diante dos seus olhos.


A TREASURY OF JEWISH FOLKLORE NATHAN AUSUBEL,

ED. 1948

Nenhum comentário:

Postar um comentário